Pesquisar

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Lobisomem

    Lobisomem ou Licantropo(do grego) é um ser lendário, com origem em tradições Europeias, segundo as quais um homem pode se transformar em lobo, ou em algo semelhante a um lobo, às 21 horas de sextas-feiras de lua cheia, só voltando à forma humana novamente quando o galo canta.Tais lendas são muito antigas e encontram sua raiz na mitologia grega que relata histórias como as de Licaão ou de Damarco de Parrásia, as quais provavelmente foram influenciadas por casos reais de licantropia clínica e/ou porfiria.O Licantropo dos gregos é o mesmo que o Versipélio dos romanos, o Volkodlák dos eslavos, o Werewolf ou Dracopyre dos saxões, o Wahrwolf dos alemães, o Óboroten dos russos, o Hamtammr dos nórdicos, o Loup-garou dos franceses, o arbac-apuhc dos brasileiros, o Lobisomem da Península Ibérica e da América Central e do Sul, com suas modificações fáceis de Lubiszon, Lobisomem, Lubishome; nas lendas destes povos, trata-se sempre da crença na metamorfose humana em lobo, por um castigo divino.

Lenda do Lobisomem

  O lobisomem é um homem que passando por uma encruzilhada que era cortada por um trilho de trem encontra um lobo ferido no trilho do trem no meu da encruzilhada,o homem foi ajudar o lobo e acabou sendo mordido pois o lobo estava ferido e com medo,o homem ajudo o lobo mais ficou com a ferida com a mordida do lobo,assim todo dia de lua cheia o homem se transforma em lobisomem que é uma variação de humano(homem) mais animal(lobo).E todo cantar do galo ele se transforma em homem novamente.E segundo a lenda para matar um lobisomem é preciso acerta-lo no meio certo do peito com artefatos de prata.

Outras versões

   No Brasil existem muitas versões dessa lenda, variando de acordo com a região. Uma versão diz que a sétima criança em uma sequência de filhos do mesmo sexo tornar-se-á um lobisomem. Outra versão diz o mesmo de um menino nascido após uma sucessão de sete mulheres. Outra, ainda, diz que o oitavo filho se tornará a fera.
   Em algumas regiões, o Lobisomem se transforma à meia noite de sexta-feira, em uma encruzilhada. Como o nome diz, é metade lobo, metade homem. Depois de transformado, sai à noite procurando sangue, matando ferozmente tudo que se move. Antes do amanhecer, ele procura a mesma encruzilhada para voltar a ser homem.
   Na mitologia o Lobisomem(Licantropo) foi um homem que sacrificou um bebe humano a zeus e como punição pelo ato de impiedade zeus transformou esse homem em lobo e o largou com fome no meio de um local com muita neve sozinho.
   O Licantropo dos gregos é o mesmo que o Versipélio dos romanos, o Volkodlák dos eslavos, o Werewolf ou Dracopyre dos saxões, o Wahrwolf dos alemães, o Óboroten dos russos, o Hamtammr dos nórdicos, o Loup-garou dos franceses, o arbac-apuhc dos brasileiros, o Lobisomem da Península Ibérica e da América Central e do Sul, com suas modificações fáceis de Lubiszon, Lobisomem, Lubishome; nas lendas destes povos, trata-se sempre da crença na metamorfose humana em lobo, por um castigo divino.



Imagem do Lobisomem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente